Restaurantes

Casa do Bacalhau

Chefe João Bandeira

A paixão pela gastronomia acompanha o Chef João Bandeira, hoje com 43 anos, desde muito cedo. Aos 14 anos teve o seu primeiro contacto com o ambiente de uma Cozinha, por via das entregas que efetuava aos restaurantes que encomendavam carne ao talho da família. Desde logo nasceu em si a ambição de dedicar a sua vida aos prazeres da gastronomia numa vertente gourmet.

Curiosamente, um dos clientes mais frequentes daquele talho era o restaurante Via Graça, do qual é hoje proprietário e Chef (desde 2002). Construiu uma sólida amizade pessoal com o fundador da casa, aberta em 1988 – João Machado Dias – que, reconhecendo talento inato “naquele miúdo” e numa manifestação de confiança, fez questão de lhe passar o seu legado, materializado na cedência do seu restaurante, com a exigência de que devia transformar o Via Graça num dos melhores restaurantes de Lisboa. Foi, assim, que aos 28 anos de idade concretizou a sua ambição optando exclusivamente pelo mundo da restauração, deixando assim o negócio da família.

Inicialmente não tinha qualquer formação a nível da restauração, e o seu know-how devia-se ao facto de ser apreciador e frequentador assíduo de bons restaurantes e apreciador de vinhos. A falta de conhecimento foi, sempre, colmatada com um espírito crítico e observador das várias técnicas de cozinha. Entretanto foi adquirindo saberes e competências através dos chefes com quem trabalhou – nomeadamente Ricardina Santos – chefe muito experiente com quem ainda hoje partilha a cozinha do Via Graça. Os seus conhecimentos técnicos foram aperfeiçoados através de vários cursos e ações de formação que frequentou, fortalecendo ainda mais esta paixão pela gastronomia e pelos vinhos.

Esta relação que, desde muito jovem, estabeleceu com o restaurante Via Graça: “frequentava o espaço pela porta de serviço”, considera ser uma “verdadeira história de amor”, que já dura há 15 anos. Para além do Via Graça, que considera ser o seu flagship do negócio, é também proprietário e Chef-Executivo do restaurante A Casa do Bacalhau (Beato, Lisboa) – sendo que todos os restaurantes que geriu e ainda gere são caracterizados por conceitos totalmente seus, refletindo a sua postura no mundo da gastronomia, com tudo o que ele envolve, desde a confeção dos alimentos até à atenção dispensada ao cliente que é, no seu entendimento, o leitmotiv da sua atuação.

Atualmente, para além de dirigir e orientar tecnicamente as cozinhas do Via Graça, A Casa do Bacalhau e dois outros restaurantes/esplanada na zona do Castelo de S. Jorge de que é também proprietário, João Bandeira está, atualmente, envolvido na criação de um novo projeto em Angola (Luanda).

Além de todas as atividades descritas o Chef João Bandeira ainda atua como consultor/formador gastronómico em diversos restaurantes e bares.