Marco Stabile

Apresentação

Chefe Marco Stabile

Restaurante Ora D’ Aria, Florença (uma estrela Michelin)

Marco Stabile é um jovem chefe de Pondera, uma pequena cidade na Toscana, famosa pela Paggio, a fábrica da Vespa, que rapidamente se tornou conhecida em Itália. Stabile apurou as suas técnicas de invenção subtil enquanto trabalhava, e contribuía, para algumas das melhores cozinhas em Itália, incluindo as dos famosos “Baghino” em Prato, o “Il Salotto del Chianti”, o “Osteria di Passignano” ao encargo de Antinori, o “Cavaliere del Castello di Gabbiano”, gerido por Beringer Blass, o “Il Paese dei Campanelli” e o “Il Chiasso dei Portici”, para referir apenas alguns.

A sua última etapa mais marcante, antes de abrir o Ora d´Aria onde é o chefe residente principal, bem como coproprietário, continua a ser o seu trabalho no «Arnolfo» em Colle Val d’Elsa (Michelin **) na qualidade de braço direito do incomparável Gaetano Trovato. Stabile é, esporadicamente, um bem recebido professor em algumas das mais condecoradas escolas de culinária em Itália, tais com as existentes em Jesi, Ipsar em Montecatini Terme, a «Academia del Gusto» em Arezzo e ALMA SCHOOL em Parma. Foi membro da “Les Jeunes Restaurateurs d’Europe”, e foi eleito presidente da JRE italiana por um ano.

Em 2005 Stabile inaugurou o restaurante Ora d´Aria:

«Ora d´Aria» ou «Hora do Ar», remete para a hora de cada dia que era concedida aos presidiários para exercitarem ao ar live durante a sua «estadia» na prisão que se encontrava defronte da primeira localização do nosso restaurante. Atualmente remete para o tempo que o cliente passa aqui, enquanto nos esforçamos ao máximo para garantir uma mistura única de tradição, inovação e elegância criada por um dos melhores chefes de Itália e pela sua equipa dedicada (cujo mais recente prémio veio na forma da atribuição de uma muito aguardada e cobiçada estrela Michelin em 2011).

Depositamos a nossa confiança na «passaparola», ou passa a palavra, das pessoas que mais interessam – os nossos clientes e, por sua vez, amigos. Aliás, não investimos precisamente nada em publicidade desde a inauguração. Com esta filosofia, as nossas críticas internacionais, algumas das quais podem ser consultadas no nosso website, são particularmente importantes para nós, uma vez que mostram o quão longe o passa-palavra pode chegar num espaço de tempo tão curto.

O nosso objetivo é simples – combinar a integridade, a profundidade e a qualidade da cozinha italiana com uma crença na sua evolução contínua. Acreditamos que a chave para resistir à passagem do tempo é ser sempre pró-ativo. Além disto, o contexto histórico conferido pela nossa extraordinária cidade oferecer-nos-á, possivelmente, uma oferenda rara – a oportunidade de permanecer jovem em espirito durante anos vindouros.