António Loureiro

Apresentação

Chefe António Loureiro

Restaurante A Cozinha, Guimarães (uma estrela Michelin)

Originário de Guimarães, António explora a memória da cozinha das suas origens, uma cozinha dedicada e apaixonada, uma cozinha de felicidade. São estas memórias que trás ao seu restaurante, mas agora, com um toque de inovação.

Ao longo dos anos, António viajou por cozinhas de exigência como, The Kitchin (1 estrela Michelin), Belcanto (2 estrelas Michelin) ou Azurmendi (3 estrelas Michelin; distinguido como o restaurante mais sustentável do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants), explorando técnicas, disciplina e rigor.

Assumiria depois a chefia nas cozinhas dos mais conceituados grupos hoteleiros de Portugal (Pousadas de Portugal Solverde e Mélia).

Ao longo da sua carreira, desenvolvendo a sua filosofia, afirmando a sua identidade e acrescentando experiências à sua memória. Em 2014, sagrou-se em Portugal, Chef Cozinheiro do Ano. O início do reconhecimento e da sua afirmação enquanto Cozinheiro.

E foi assim que o presidente do painel de júri sustentou a escolha de António Loureiro:

“Aroma, sabor, intensidade, criatividade e um enorme respeito pela essência, nobreza e qualidade dos ingredientes, consistência das técnicas demonstradas, isto sem nunca esquecer todos a sua bagagem e experiência enquanto cozinheiro”.

Foi embaixador do SKREI da Noruega, juro de importantes competições gastronómicas e tronou-se uma referência na temática da Alimentação saudável e sustentável tendo apadrinhado várias causas nomeadamente a iniciativa da ABAE – EcoCozinheiros.

A sua filosofia é simples: um ótimo prato não é apenas comida e vinho a acompanhar. É uma experiência emocional. Uma viagem que o faz feliz e deixa os outros felizes. Para isso, considera que a qualidade é um pressuposto sendo o seu objetivo, a consistência. Fazer sempre com excelência. E com isso consegue-o com um misto de disciplina e paixão.

Na cozinha assume “o compromisso de projectar uma forte identidade da Cozinha Portuguesa, criar experiências altamente sensoriais, aliando o receituário Português à cozinha de autor, concebendo assim pratos de forte ligação ao passado, mas com inovação e equilíbrio”. A sua cozinha está focada em ingredientes preferencialmente, de origem local. Texturas deixadas e aromas intensos numa conjugação perfeita entre a Tradição e a Inovação.

Ao sabor das estações, António vai criando e potenciando os produtos com técnicas contemporâneas e modernistas. António, vai interpretando a Natureza, criando e recriando texturas em múltiplas combinações. As suas criações são uma narrativa de paisagem feita de uma forma apaixonada e criativa. Uma cozinha de memórias, e de emoções e respeito pelos produtos.

É neste local mágico que António quer contribuir para os sorrisos rasgados de quem o visita. Gestos delicados e olhares atentos pousam nas mas e, casa uma das suas criações, eleva ao mais alto patamar, uma experiência gastronómica inesquecível.

António é perfeccionista e constantemente explora os limites da criação. O seu ritmo, é pautado pelas estações e pelos seus produtos, permitindo-lhe extrair no momento certo máximo sabor de cada alimento quando este se encontra no seu auge.

Por isso, António vai acrescentado à carta da Cozinha diferentes Menus de celebração da Temporada dos produtos que usa.

E porque a Cozinha é também um local de partilha de experiências, António recebe na Cozinha, Chefes e cozinheiros que, explorando novos produtos e novas técnicas, proporcionam novas experiências a quem o visita – Na Cozinha com amigos.

António é também um Homem comprometido com as causas da sustentabilidade ambiental.

Percursor de uma política de desperdício próxima de zero, António viu o seu restaurante distinguido com o galardão internacional Green Key.

Em 2018 foi reconhecido mundialmente pelas boas práticas implementadas um distinção única no País.

Enquanto formador, António sensibiliza e disciplina para esta temática. Colabora com diversas Escolas, incluindo a Escola Profissional de Esposende; reconhecida pelo trabalho desenvolvido na formação de jovens cozinheiros, onde a inspiração será sempre a Tradição Portuguesa.